Rosela Icterotis


Casal Icterotis a esquerda macho a direita femea

iIcterotis normal macho

Femea Icterotis azul

 
Mutação Icterotis Cobalto

    
Mutação Canela também já existe, mas não tenho foto disponível para apresentar.


Espécie:  Platycercus i. icterotis

Platycercus i. icterotis (Kuhl 1820) 

Inglês: Western Rosella 

Português: Rosela Icterotis ou  Periquito de Stanley. 

 Distribuição: Zona costeira e áreas adjacentes no sudoeste da Austrália desde o rio Moore até o Distrito de Albany.
Encontra-se na zona sul da Australia, mais certamente no sul ocidental. Ligeiramente mais pequeno que o periquito de Brown, e de garganta de cor amarelo.




 É fácil de criar, e seu menor tamanho faz que os aviários para alojar esta espécie possam ser mais pequenos. Nos exemplares adultos é fácil reconhecer o sexo.

Macho

Fêmea


Descrição: A cabeça, o peito, o abdómen e a região coberta pelo rabo são vermelhas, o queixo, as bochechas e a região das narinas são amarelas, a nuca e as penas das costas são pretas com os bordos verdes, em alguns pássaros mais velhos podem ter o bordo parcialmente vermelho, as penas do ombro são pretas com marcas verdes, a região coberta pelas asas é azul violeta, a parte mais baixa das costas é verde, a parte mediana de cima do rabo é verde escuro e as exteriores são azuis claros com a base azul escura e marcas claras, o lado inferior é azul claro, o bico é cinza claro, o círculo ao redor dos olhos é estreito e cinza escuro, sua íris é marrom escura e os pés são cinzas acastanhados.


Comprimento: 26 cm.


 Sub-espécies:
Platycercus i. xanthogenys 




 Platycercus i. xanthogenys (Salvadori 1891)
 
Inglês: Red-backed Western Rosella

 
Português: Rosela Icterotis Xanthogenys

 
Distribuição: Interior seco do sudoeste da Austrália.


Descrição: Semelhante a icterotis, mas com a marca amarela da bochecha mais clara, a nuca, as costas e o ombro são pretos com bordo castanho acinzentado e vermelho, a parte mais baixa das costas e a região mais alta coberta pelo rabo são verdes acinzentadas, as penas medianas do rabo são azuis escuras com um pequeno ou nenhuma mancha verde escura.


Comprimento: 26 cm.


Nota: A subespécie xanthogenys não é totalmente reconhecida.


Hábitat: Savanas de ervas, com árvores, bosques abertos, pomares, áreas cultivadas e pastagens com árvores, assim como também áreas ao longo de cursos de água com árvores, preferem acácias e casuarinas, só ocasionalmente podem ser vistos em florestas densas de eucalipto, foram observados nos parques em Perth.


Status: Comum a numeroso, eles se beneficiam da diminuição das florestas e do cultivo de grãos.


Hábitos: Normalmente vivem em pares ou grupos pequenos de família, ocasionalmente vários grupos se juntam na época de colheita para se alimentar de grãos, quietos e difíceis de se descobrir, quase que só são vistos quando voam do chão, preferem permanecer em árvores de eucalipto  bem altas durante as horas quentes do meio-dia. Podem se tornar mais acessíveis ao redor de casas de fazenda, os casais ficam juntos e são sedentários, o seu voo é flutuante e irregular com batidas de asas rápidas alternadas com planeio, o  seu canto é suave e repetido rapidamente.


Características: As rosellas pertencem à subfamília Platycercus, a qual faz parte da família dos Psitacídeos. As rosellas compreendem 07 espécies dentro de aproximadamente 12 gêneros. São aves extremamente alegres que dão vida a qualquer viveiro, costumam imitar determinados sons e músicas. Podem ser criadas com outras espécies em um mesmo viveiro, são agressivas apenas com outras rosellas. Não suportam vento e nem muito frio. No período de mudança da fase jovem para adulta ficam muito sensíveis e se não forem bem cuidadas podem morrer. Ao importarmos uma rosella ou um outro psitacídeo australiano de um país europeu, essas aves sairão do local onde nasceram que é relativamente frio (aprox. 20º C) e seco (aprox. 18%), e irão entrar em contato com germes de um ambiente quente (aprox. 27º/28º C), e úmido (aprox. 70%), em apenas 01 ou 02 dias de viagem. Isso somado ao estresse do transporte, desde o criadouro da Europa até o importador no Brasil, fará com que fiquem debilitadas e com baixa imunidade. Psitacídeos australianos tão populares na Europa, aqui se tornam frágeis e susceptíveis a doenças infecciosas. No entanto, as nascidas no Brasil são bastante resistentes, pois já estão bem aclimatadas.



Tempo de incubação: 19 dias.

Temperatura de incubação: 37,5º C.


Umidade: 60 a 65%.


 Filhotes: Os filhotes têm o corpo quase todo verde, com algumas penas laranjas avermelhadas na testa, no peito, no abdômen e na região coberta pelo rabo. Machos jovens têm mais vermelho, particularmente no peito, a marca amarela na bochecha é quase ausente e a faixa branca na parte interna das asas que aparece nos filhotes, após 14 meses é uma das características das fêmeas adultas, pois nos machos ela é falhada ou ausente. Se ficar muito frio não terá força para levantar a cabeça e conseqüentemente não conseguirá se alimentar e mesmo que a mãe tente aquecê-lo ele morrerá. Logo, é interessante que em lugares de clima frio se use aparas como forro para o ninho enquanto que para lugares de clima quente use-se areia. Saem do ninho após 05 semanas e depois levam um bom tempo ainda sendo alimentados pelos pais. 
Não é um bom animal de "estimação", mas para que fique relativamente manso, é preciso retirá-lo do ninho com 15 a 20 dias e cria-lo a mão. Se destinados à reprodução é interessante que sejam apresentados a outros jovens da mesma espécie, pois se forem isolados por muito tempo do contacto com sua própria espécie, podem simplesmente não reconhecê-los como par. O pássaro criado em cativeiro, de preferência bravio , reproduz mais rápido do que o selvagem. 

Viveiros: Não existe um tamanho padrão de viveiro, mas para que voem bem e possam gastar suas energias o mínimo é de 1x1,2x2m, porém podem também ser criados em gaiolas. Os poleiros devem ser grossos para desgaste, pois têm uma tendência pronunciada de crescimento das unhas. Importante saber que os viveiros deverão ter tela galvanizada e fios arredondados para evitar que destruam as penas e 40 a 50% de área coberta, para proteger os ninhos e as aves, do frio, do sol e da chuva. Além disso, os viveiros devem estar em locais onde estejam protegidos de ventos frios por paredes, cercas vivas, quebra ventos e de forma a receber o sol da manhã. 

Tamanho da anilha: 04mm.

Sem comentários:

Enviar um comentário