Rosela Penante

Cimson Rosela (Platycercus elegans) 


Adulto

Juvenil


Nome popular: Rosela Penante/ Elegans


Nome científico:
Platycercus e. elegans (Gmelin 1788)

Inglês: Crimson Rosella


Português: Rosela Penante

 

Descrição: A sua plumagem em geral é vermelha, as bochechas são azuis violeta, a nuca, as costas e partes das penas secundárias são pretas com um bordo largo vermelho, a dobra da asa e a metade do comprimento das penas de voo são azuis, as penas da parte mediana de cima do rabo são azuis escuras com a base preta, as penas externas do rabo são azuis escuras com um bordo mais claro e as pontas bem claras, o lado inferior do rabo é azul claro, o bico é cinza, o círculo ao redor dos olhos é estreito e cinza, sua íris é marrom escura e os seus pés são cinzas.  
Há poucas diferenças entre machos e fêmeas, sendo que esta é menor e possui bico mais estreito, atualmente existem varias mutações em cativeiro.


Comprimento: 36 cm e de asa 164 a 188 mm.


Peso: 110 a 170 g.
   

Distribuição: 
Leste e sudeste da Austrália, foi introduzida na Ilha de Norfolk e na Nova Zelândia. 





Conservação: A população é grande com cerca de 200.000 indivíduos, mas habitam áreas restritas. São consideradas pragas na agricultura.

Reprodução: Colocam de 3 a 8 ovos por postura e os incubam por aproximadamente 21 dias, ocasionalmente podem estar infecundos ou os filhotes morrerem dentro do ovo. Podem fazer até duas posturas por ano. Ovo mede 29.5 x 23.7 mm. Enquanto a fêmea incuba os ovos, o macho a alimenta duas vezes ao dia. Depois que o filhote nasce o macho também o alimenta. Após 5 semanas o filhote dá seu primeiro voo.

 Período de reprodução: De agosto a janeiro, sendo setembro o mês principal.

Amadurecimento sexual: 03 anos.

Idade reprodutiva e longevidade: Acredita-se que possa viver em cativeiro, com os devidos cuidados entre 20 e 30 anos e que consiga reproduzir até os 15 anos ou mais.



Reprodução: É alcançada regularmente, apesar da população ser pequena. Em exibição de namoro os machos ficam com as asas ligeiramente abertas e jogadas para frente, as penas do peito ficam arrepiadas, a cabeça fica levantada e inclinada ligeiramente para trás ou lateralmente em movimentos de cima para baixo e de baixo para cima, ficam ainda com o rabo aberto e tudo isso acompanhado de uma espécie de “conversação” contínua. Deve ser mantido apenas um casal por viveiro, pois embora não agridam outras aves são extremamente agressivas e territorialistas com as de sua espécie, principalmente quando estão com filhotes no ninho. Alguns casais totalmente inexperientes poderão matar o seu primeiro filhote logo após a eclosão, ou não saberem alimentá-lo. Dê-lhes uma segunda chance, pois precisam de uma oportunidade para aprender. Só a fêmea choca, deixa o ninho apenas para se alimentar ou ser alimentada pelo macho em breves períodos na manhã e ao entardecer. Importante variar bastante a alimentação para que os filhotes tenham um bom crescimento.


Curiosidades: São boas aves de estimação, pois, se forem cuidadas com delicadeza, tornam-se muito dóceis. São aves muito ativas e seu canto é bem variado e agradável. Só se tornam agitadas quando assustadas.
A distribuição em seu habitat natural se dá principalmente na Austrália Oriental e Sub-oriental. No mapa pode-se ver a zona de localização.

Sem dúvida é uma das espécies, dentro do género, mais vistosas. Não tem um notável dimorfismo sexual, e menos ainda quando as aves são jovens.

Se ao comprar os animais não estiver feita a análise de DNA,  aconselha-se sexar os mesmos, especialmente quando o interesse da compra é para iniciar na reprodução.

Através dos anos que estas aves vivem e se reproduzem em cativeiro, os criadores europeus e australianos tem conseguido um número muito importante de mutações. 


Eis algumas delas :
A esquerda Macho Laranja Prata Albino  X Azul Pastel Fêmea a direita

Amarela e Azul canela

Fêmea amarelo pastel esquerda X Macho roxo pastel

Azul canela portador de  amarelo X Canela prata

Azul canela

bronze fallow

P.Elegans  Arlequim  Cinza


Fêmea amarelo pastel a esquerda X Amarelo oliva macho direita

Fêmea branco pastel

Fêmea P.Elegans Albino Laranja

P Elegans fallow femea a esquerda X Macho Azul a direita


P. Elegans Laranja albino

P. Elegans macho Prateado

P. Elegans Prata macho & Amarelo Femea

P. Elegans Vermelho canela

P.Elegans  Arlequim Canela & Cinza

P.Elegans Casal Azul Canela

P.Elegans Macho Azul a esquerda X fallow fêmea a direita

P.Elegans Laranja Canela a esquerda & Laranja Prata a direita

P.Elegans Laranja Macho a esquerda X Laranja Albino Fêmea a direita

P.Elegans Laranja Prata Albino Macho

P.Elegans Laranja

 





1 comentário: