Rosela Penante

Cimson Rosela (Platycercus elegans) 


Adulto

Juvenil


Nome popular: Rosela Penante/ Elegans


Nome científico:
Platycercus e. elegans (Gmelin 1788)

Inglês: Crimson Rosella


Português: Rosela Penante

 

Descrição: A sua plumagem em geral é vermelha, as bochechas são azuis violeta, a nuca, as costas e partes das penas secundárias são pretas com um bordo largo vermelho, a dobra da asa e a metade do comprimento das penas de voo são azuis, as penas da parte mediana de cima do rabo são azuis escuras com a base preta, as penas externas do rabo são azuis escuras com um bordo mais claro e as pontas bem claras, o lado inferior do rabo é azul claro, o bico é cinza, o círculo ao redor dos olhos é estreito e cinza, sua íris é marrom escura e os seus pés são cinzas.  
Há poucas diferenças entre machos e fêmeas, sendo que esta é menor e possui bico mais estreito, atualmente existem varias mutações em cativeiro.


Comprimento: 36 cm e de asa 164 a 188 mm.


Peso: 110 a 170 g.
   

Distribuição: 
Leste e sudeste da Austrália, foi introduzida na Ilha de Norfolk e na Nova Zelândia. 





Conservação: A população é grande com cerca de 200.000 indivíduos, mas habitam áreas restritas. São consideradas pragas na agricultura.

Reprodução: Colocam de 3 a 8 ovos por postura e os incubam por aproximadamente 21 dias, ocasionalmente podem estar infecundos ou os filhotes morrerem dentro do ovo. Podem fazer até duas posturas por ano. Ovo mede 29.5 x 23.7 mm. Enquanto a fêmea incuba os ovos, o macho a alimenta duas vezes ao dia. Depois que o filhote nasce o macho também o alimenta. Após 5 semanas o filhote dá seu primeiro voo.

 Período de reprodução: De agosto a janeiro, sendo setembro o mês principal.

Amadurecimento sexual: 03 anos.

Idade reprodutiva e longevidade: Acredita-se que possa viver em cativeiro, com os devidos cuidados entre 20 e 30 anos e que consiga reproduzir até os 15 anos ou mais.



Reprodução: É alcançada regularmente, apesar da população ser pequena. Em exibição de namoro os machos ficam com as asas ligeiramente abertas e jogadas para frente, as penas do peito ficam arrepiadas, a cabeça fica levantada e inclinada ligeiramente para trás ou lateralmente em movimentos de cima para baixo e de baixo para cima, ficam ainda com o rabo aberto e tudo isso acompanhado de uma espécie de “conversação” contínua. Deve ser mantido apenas um casal por viveiro, pois embora não agridam outras aves são extremamente agressivas e territorialistas com as de sua espécie, principalmente quando estão com filhotes no ninho. Alguns casais totalmente inexperientes poderão matar o seu primeiro filhote logo após a eclosão, ou não saberem alimentá-lo. Dê-lhes uma segunda chance, pois precisam de uma oportunidade para aprender. Só a fêmea choca, deixa o ninho apenas para se alimentar ou ser alimentada pelo macho em breves períodos na manhã e ao entardecer. Importante variar bastante a alimentação para que os filhotes tenham um bom crescimento.


Curiosidades: São boas aves de estimação, pois, se forem cuidadas com delicadeza, tornam-se muito dóceis. São aves muito ativas e seu canto é bem variado e agradável. Só se tornam agitadas quando assustadas.
A distribuição em seu habitat natural se dá principalmente na Austrália Oriental e Sub-oriental. No mapa pode-se ver a zona de localização.

Sem dúvida é uma das espécies, dentro do género, mais vistosas. Não tem um notável dimorfismo sexual, e menos ainda quando as aves são jovens.

Se ao comprar os animais não estiver feita a análise de DNA,  aconselha-se sexar os mesmos, especialmente quando o interesse da compra é para iniciar na reprodução.

Através dos anos que estas aves vivem e se reproduzem em cativeiro, os criadores europeus e australianos tem conseguido um número muito importante de mutações. 


Eis algumas delas :
A esquerda Macho Laranja Prata Albino  X Azul Pastel Fêmea a direita

Amarela e Azul canela

Fêmea amarelo pastel esquerda X Macho roxo pastel

Azul canela portador de  amarelo X Canela prata

Azul canela

bronze fallow

P.Elegans  Arlequim  Cinza


Fêmea amarelo pastel a esquerda X Amarelo oliva macho direita

Fêmea branco pastel

Fêmea P.Elegans Albino Laranja

P Elegans fallow femea a esquerda X Macho Azul a direita


P. Elegans Laranja albino

P. Elegans macho Prateado

P. Elegans Prata macho & Amarelo Femea

P. Elegans Vermelho canela

P.Elegans  Arlequim Canela & Cinza

P.Elegans Casal Azul Canela

P.Elegans Macho Azul a esquerda X fallow fêmea a direita

P.Elegans Laranja Canela a esquerda & Laranja Prata a direita

P.Elegans Laranja Macho a esquerda X Laranja Albino Fêmea a direita

P.Elegans Laranja Prata Albino Macho

P.Elegans Laranja

 





7 comentários:

  1. Terán a venta unha femia de Rosella penante vermelha.?

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, envia para o Brasil? Estava querendo um casal de Penante.

    ResponderEliminar
  3. Tem alguma rosela penante femea para venda? Preferência adulta

    ResponderEliminar
  4. Oi Oi amigo sou Francisco que mora em Mossoró estou começando um criatório deroselas e queria saber quanto está custando o macho pênalt.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite quanto es custando o casal da rosela penant e da rosela adelaide e quanto fica em media o translado para o Brasil

    ResponderEliminar
  6. Quanto custa um casal de venustus ancestral?

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do site. Estou iniciando criatório de pássaro exóticos. Se houver tabela para o Brasil gostade de saber. Osonio

    ResponderEliminar